Sabe aquela leitura que aprofunda suas raízes e faz você acreditar que o livro se tornou ma extensão de si?
Pois bem, assim aconteceu depois que li esta obra tão criativa e que tem uma valorização incrível de nossa cultura, de nossas histórias.
Elena tem apenas 10 anos de idade, órfã de mãe e vive com seu pai em Nova Iorque. Seus pais se conheceram durante uma viagem. Seu pai, biólogo, conheceu sua mãe na Amazônia. No período de férias Elena foi visitar seus avós maternos no Brasil e mesmo sendo tudo tão diferente do que estava acostumada a ver, sentia-se muito amada e acolhida. O verde das matas lhe chamava a atenção, a escola indígena passou a fazer parte de sua rotina e um macaquinho se tornou seu melhor amigo.
Elena nunca imaginaria que uma amiga saci se tornaria sua companheira de piquenique e do jogo de peteca. Dakota, como é chamada, marcava presença com seu redemoinho. Kauê, o menino boitatá lhe mostrava os mais belos mergulhos.
Diante da descoberta de um mundo natural, Elena se vê envolvida dentro de dois mistérios. Um sobre o desaparecimento de um pequeno indígena e o outro sobre o mistério que rodeia a sua própria história, o seu nascimento.
Um livro muito bem escrito e com uma história muito atraente. Durante a leitura pude me sentir na beira de um rio ou me assustando com as nossas lendas folclóricas devido às descrições bem detalhadas da autora. Personagens infantis ganham o cenário e protagonizam um história muito envolvente.
Me senti extremamente feliz por ler um livro em que nossa cultura é exaltada de uma forma tão bela na literatura e minha vontade é que este livro chegasse às mãos de muitas crianças, jovens e adultos.
Saci, Curupira, Boitatá, mula - sem - cabeça, vida indígena, destruição da fauna e flora, perigo humano... são tantos resgates através da leitura que se torna difícil listar todas.
A maior reflexão que pude extrair é a de que todos nós temos as raízes de nossa terra, os costumes de nosso povo e que isso ultrapassa fronteiras. Nossa cultura, nosso folclore precisa ser enaltecido e protegido.