Seu carrinho está vazio no momento!
Livros por Idade

O incentivo aos livros por idade pode, e deve, começar desde cedo com a escolha adequada de livros por idade.
Essa é uma foto autoral, da minha caçula experimentando um livro para bebês.
Como escolher o livro de acordo com a idade da criança e os livros por idade disponíveis?
É fundamental escolher livros adequados à idade do seu filho(a) para estimular o seu desenvolvimento, hábito e prazer da leitura.
Livros infantis de 0 a 2 anos
Após o nascimento, em suas primeiras semanas de vida, o bebê pode ter contato com os livros através da leitura antes de dormir. Como mencionamos anteriormente, contar histórias reforça a ligação da criança com o adulto ou a criança maior que está lendo para ela. Clássicos da literatura são uma ótima opção antes de dormir.
Também nesta etapa crucial do desenvolvimento são recomendados livros que estimulem os sentidos da criança, principalmente a visão, o tato e a audição. Por isso, livros com cores vibrantes, diferentes texturas, sons e atividades que possam ser executadas com as mãos são boas opções.
Livros infantis de 3 a 5 anos
Para aproveitar o melhor deste momento de descoberta há vários livros que apresentam um pouco do mundo aos pequenos leitores, além de trabalharem habilidades como coordenação motora, conhecimentos como o alfabeto e os números e que estimulem a criatividade, o raciocínio, a inteligência emocional e o convívio em sociedade.
Crianças a partir dos 3 anos já começam a se familiarizar com o alfabeto e com os números. Por isso, é bom apresentá-las a livros de atividades que desenvolvam estes conhecimentos de forma divertida. Como a criança ainda está dando seus primeiros passos no mundo da leitura, indique livros com letras grandes e frases curtas, para que ela possa identificar as letras e se sentir confiante ao compreender o que está escrito e ampliar o seu vocabulário.
Livros infantis de 6 a 8 anos
Já em fase escolar, a criança conhece o básico do que foi exposto a ela, como letras, números, formas e animais, por exemplo, e começa a buscar o significado das coisas. É a fase do “como” e dos “porquês”. Também é um momento em que ela aprenderá um monte de coisas novas na escola e a fome por conhecimento pode ser suprida com materiais complementares encontrados nos livros. Dos 6 aos 8 anos a criança já tem uma capacidade de concentração mais elevada, o que significa que ela pode ler histórias com letras e imagens menores e volume maior de texto. A esta altura ela provavelmente já terá temas e personagens preferidos. Presenteá-la com livros sobre os temas que ela mais gosta é um ótimo incentivo à leitura.
Valores de convívio em sociedade também devem continuar a fazer parte do desenvolvimento da criança nesta fase. Porém, com uma habilidade de compreensão mais aguçada, as lições podem vir por meio de fábulas, com o convite à reflexão no lugar da mera exposição do que é certo e errado. Nesta mesma fase a criança também pode começar a desenvolver competências de inteligência emocional que são importantes tanto para o convívio escolar como para o mercado de trabalho.
Livros infantis de 9 a 13 anos
A partir dos 9 anos a criança já está entrando na pré-adolescência e é possível que não se interesse mais por livros que ela considere “de criança”. Portanto, as obras tendem a ficar menos coloridas, com mais texto e menos imagens. Por terem as habilidades cognitivas e de concentração mais apuradas, já estão prontas para lerem livros mais grossos, preferencialmente divididos em capítulos, que possam ser lidos por vários dias.
Aqui, a criança coloca em prática a interpretação de texto e utiliza a sua imaginação e criatividade para criar os personagens e cenários.
Meus livros entram nesta fase, onde seu filho(a) irá se aventurar por uma floresta Amazônica criada em sua mente, através das descrições do livro e das referências que ele(a) obteve até o momento de sua vida.